terça-feira, 5 de março de 2013

Clássico: Lolita

O romance ''Lolita'' ou ''A Confissão de um Viúvo Branco'' é a obra-prima de Vladimir Nobokov, publicada em 1955, é polêmico pois conta a história de amor entre um homem de meia-idade,Humbert Humbert, e uma garota de 12 anos, Dolores Haze. 
'' A única história de amor convincente do século XX.'' Vanity Fair

Comprei esse livro no começo de 2012 durante uma viagem, não lembro pra onde, mas me lembro de pagar R$ 40,00 e eu lembro do meu sorriso na hora que eu o encontrei na prateleira, foi o dinheiro mais bem gasto da ~história~, brincadeiras a parte, eu devorei esse livro em dois dias, achei a leitura fácil, é poético e te faz refletir sobre tantas coisas que essa obra aborda.
Acho que o mais estranho é que você acaba torcendo por esse amor proibido, mas logo depois você recobra seu senso crítico e percebe o quanto a Dolores ou Lola é imatura para um relacionamento em que o professor Humbert Humbert anseia, o quanto ele tem que ser pai, as loucuras que ele faz para se aproximar da garota.
Não vou falar mais para não dar spoiler! Mas vai aí uma curiosidade, esse livro fez tanto sucesso que criou até duas gírias que você pode ter ouvido por aí: Ninfeta e Lolita, que se referem a meninas jovens e sexualmente atraentes.
Esse livro também tem dois filmes, um de 1962 produzido por Stanley Kubrick- esse cara é incrível, ele também produziu Laranja Mecânica- e o de 1997, que não teve muitos elogios.
Sobre os filmes, o mais antigo foi perfeito, mas claro que ocultou muita coisa por causa da época e das censuras, o segundo foi mais explícito, mas eu acho que acelerou demais a história. Mas, afinal, que filme no mundo é melhor que um bom livro?

Lolita 1962 de Kubrick 
Lolita 1997
*Eu baixei por um site na época que eu assisti aos filmes, mas hoje eu recomendo baixar por Torrent, no thepiratebay .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?