quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O Questionário Proust

Fuçando aleatoriamente pela internet (quanta novidade!), encontrei um questionário com 35 perguntas, que ficou muito famoso quando o renomado escritor Marcel Proust o respondeu.

Esse questionário foi encontrado em 1924, e daí por diante foi respondido por muitas celebridades.




Pra não ficar de fora, também o respondi:


1.__Qual o seu ideal de felicidade perfeita?
Eu não tenho um ideal de felicidade perfeita. Se a felicidade fosse perfeita, eu não seria eu. Mas se for pra projetar um caminho de felicidade para eu percorrer e nunca atingir, escolho que a felicidade seja feita de mansidão.

__2.__Qual o seu maior medo?
A inexistência. Não a morte, nem a forma como será a morte. Mas a pura e simples inexistência.

__3.__Qual a característica que você mais deplora em si mesmo?
O meu comportamento autodestrutivo. Não concilio viver em paz comigo ou com o mundo. Suspeito de toda alegria. Sempre espero pelos momentos de dor.

__4.__Qual a característica que você mais deplora nos outros?
A terceirização de problemas pessoais. Se você se odeia, por qual razão precisa arrastar pessoas para seu ciclo de ódio?

__5.__Qual a pessoa viva você mais admira?
Não admiro alguém específico. Admiro qualquer pessoa que luta por ser alguém melhor.

__6.__Qual a sua maior extravagância?
Colocar uma roupa chamativa e uma maquiagem divertida, para sair e beber até o sol nascer, sem me importar com as coisas que me perturbam ou com o meu futuro.

__7.__Qual o seu estado mental atual?
Estou me segurando para não explodir em tristeza e desespero.

__8.__Qual virtude você considera mais superestimada?
Organização, justamente porque as pessoas ligam isso à eficiência e inteligência, quando essa virtude, na maioria das vezes, se limita a organização de objetos materiais.

__9.__Em qual ocasião você mente?
Sempre que eu acho necessário não magoar alguém.

__10.__O que você menos gosta na sua aparência?
Meu rosto masculinizado, definitivamente. Odeio meus traços faciais. Principalmente quando eu sorrio. É um encontro muito desastroso entre a ponta do nariz e os lábios superiores.

__11.__Qual a pessoa viva que você menos gosta?
O atual presente do Brasil. Uma besta ao quadrado.

__12.__Qual a qualidade que você mais gosta em um homem?
Expressões de curiosidade e de pensamentos profundos.

__13.__Qual a qualidade que você mais gosta em uma mulher?
Firmeza no que diz e em como age.

__14.__Quais palavras ou frases que você mais usa?
Diversas palavras de baixíssimo calão e, no meu âmago, sempre me lembro do começo do Soneto 19 de Shakespeare, em que se diz "Tempo voraz".

__15.__O que ou quem é o maior amor da sua vida?
A pessoa que eu estou agora. Que me acalma e que me passa uma certeza enorme de que me ama. 

_16.__Quando e onde você foi mais feliz?
Acho que sou mais feliz agora do que antes. Antes eu sofria sem entender, e me sentia sempre solitária e diferente das outras pessoas, nas minhas opiniões e questionamentos acerca do mundo. Hoje tenho companhia, o que faz com que eu me sinta parte dos terráqueos.

__17.__Qual talento você mais gostaria de ter?
Queria ter talento para as ciências exatas.

__18.__Se você pudesse mudar uma coisa em si mesmo, o que seria?
Meu quociente de inteligência (para cima, claro).

__19.__O que você considera como sendo sua maior realização?
Ter conseguido estudar, sem deixar o medo do fracasso me desestimular, por 06 meses, até passar na Ordem.

__20.__Se você fosse morrer e voltar como uma pessoa ou coisa, o que seria?
Eu seria uma pessoa, pois as "coisas" não possuem consciência de si, e eu adoro ter consciência. Eu iria querer ser uma Albert Einstein moderna.

__21.__Onde você gostaria de viver?
Em algum lugar calmo, com vista pro mar, mas próximo de uma grande metrópole. Isso combinaria com a minha ambiversão.

__22.__Qual o seu bem mais precioso?
O meu carro, porque é a única coisa de valor que eu tenho.

__23.__O que você entende como a mais baixa miséria?
A pobreza extrema aliada ao uso exacerbado de drogas. É uma morte em vida.

__24.__Qual a sua ocupação favorita?
Usar a minha criatividade com desenho, escrita e composição.

__25.__Qual a sua característica mais marcante?
Eu não sei, mas as pessoas costumam me chamar de "exótica".

__26.__O que você mais valoriza nos seus amigos?
Compreensão (empatia).

__27.__Quais são seus escritores favoritos?
Luiz Fernando Veríssimo, Douglas Adams, Terry Pratchett, Edgar Allan Poe, George Orwell, Arthur Schopenhauer, William Shakespeare, Machado de Assis, Vladmir Nobokov, Nietzche, Isaac Asimov e Foucault.

__28.__Qual é o seu herói fictício?
Rincewind.

__29.__Com qual figura histórica você mais se identifica?
Niccolo Machiaveli.

__30.__Quais são seus heróis da vida real?
Mr. Rogers, George Carlin, Carl Sagan, Leonardo DaVinci, Platão

__31.__Quais os seus nomes favoritos?
Paul, George, Ringo e John.

__32.__O que você mais odeia?
Ideologias. Odeio o fato de que é difícil não ficar preso a uma.

__33.__Qual o seu maior arrependimento?
Ter magoado uma pessoa importante.

__34.__Como você gostaria de morrer?
Repentinamente aos 120 anos de idade, mesmo sendo uma centenária extremamente ativa.

__35.__Qual o seu lema?
Não morrer até fazer algo pela humanidade.

 A parte interessante desses questionários pessoais, é que você não apenas se conhece mais, no momento presente, ao avaliar suas prioridades e percepções, como eles também funcionam como uma cápsula do tempo das suas infinitas metamorfoses.

 Talvez, daqui a dois anos, você sinta falta do passado, e as perguntas te ajudem a aliviar a saudade ou a te fazer crescer. Ou os dois. Sei lá. Não tô te impondo nada.

Faça. Salve. Conheça-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?