terça-feira, 23 de abril de 2013

A comunicação de massa


A comunicação de massa é a disseminação de informação a partir de um único emissor através da internet, televisão, jornais, revistas, teatro, etc. Ela produz cultura e a vende como mercadoria. O seu objetivo é atingir uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo e vender mais.
A classe dominante que criou a comunicação em massa, criou para prover a necessidade de entretenimento do povo e também para controlar e oprimir as classes mais baixas. A comunicação em massa tem o poder de fazer com que seus espectadores produzam mais para consumir sempre.
Esse tipo de comunicação parece se dirigir a cada individuo, alcança toda a esfera social e influencia na sua maneira de vestir, comer e pensar.
A mídia passa apenas uma visão do mundo e busca encontrar formas cada vez mais rápidas e de fácil acesso para a população, esse mecanismo de controle amacia a realidade social. Esse controle é feito através da manipulação do conteúdo, a distorção dos fatos.
Hoje, a mídia que tem mais força é a internet. Cada passo dos seus internautas é seguido e a propaganda e as informações que são mostradas são designadas através desse monitoramento constante. Isso parece adequado para a ‘’Era da informação’’, mas com o tempo acaba surtindo o mesmo efeito que as outras mídias, como a televisão, por exemplo. Pois os seus receptores deixam de conferir as fontes e são manipulados da mesma forma.
Apesar de o controle da comunicação em massa ser poderoso, ele não é absoluto, já que os seus espectadores convivem e enfrentam os problemas sociais diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?